domingo, 6 de julho de 2008

A Deficiência Visual no ensino regular

A convivência do aluno deficiente visual e do professor na sala de aula está longe de ser algo naturalmente aceito, algo comparável à convivência entre um aluno normovisual e o professor.
Esse problema se dá devido a dificuldade de efetivar, na prática, a "Escola Inclusiva", tão dita na prática e difícil de se aplicada na teoria.
Não basta decretar a integração do aluno deficiente visual, misturá-lo com outros alunos e um professor para que a sua integração escolar se consiga, nem tão pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens, é preciso ter professores realmente preparados para receber esses alunos, podendo orientá-los sempre.
Porém, o professor ainda insiste em olhar para o aluno portador de deficiência e, em vez de ver o aluno, vê apenas a sua deficiência. O real problema seria como ajudar esse aluno no processo de ensino/aprendizagem e o professor deve saber que pode dispor da ajuda do professor de apoio a alunos com necessidades educativas especiais, vulgo professor do "Ensino Especial".
Todos nós conhecemos estudos que demonstram a dificuldade que os professores têm em trabalhar em grupo e todos nós também sentimos diariamente o quanto de verdadeiro têm esses estudos. No entanto, parece-nos de elevada importância e de toda a conveniência que o professor, confrontado com uma turma/classe que contém um aluno portador de deficiência, assuma uma atitude diferente, isto é, tome consciência da importância de pensar/organizar/planificar as aulas daquela turma em grupo de, pelo menos, três pessoas: ele próprio, o professor da equipa do Ensino Especial e o psicólogo escolar. Desta forma, o professor regular consegue juntar às estratégias que delineou para abordar determinado conteúdo, os aspectos e requisitos a ter em conta no caso do aluno portador de deficiência visual (tipo de material a utilizar, a luminosidade requerida - se se tratar de um amblíope...) e a análise da reação do aluno.

Um comentário:

JUCIMAR SIDNEY disse...

Olha... amei!!!
Gostei tanto que tenho uma surpresa pra vc no blog http://jucimarsidney167.blogspot.com/

Grande abraço!